sábado, 21 de maio de 2011

Primeiros passos ...

... aqueles que são mais fáceis e mais chatinhos.

Sem dúvida que já escolhi a universidade e estou mais que decidida. Mas depois de algumas revisões mentais do que tenho de fazer apercebi-me de que não tenho a mínima ideia de como funcionam as candidaturas por lá. Aqui em Portugal candidatamos-nos a várias universidades por ordem preferencial e, quando saem as colocações, vamos matricular-nos na respectiva universidade (nem sei se também é assim nos mestrados, mas pronto). Então e lá? Ainda tenho de me pôr a procura de mais opções do que as 2 que tenho? Pânico! 

De qualquer maneira hoje mandei um pequeníssimo e-mail (como devem imaginar de pequeno não teve nada) para a universidade de Surrey a perguntar tudo e mais alguma coisa:
* Datas e processos de candidatura;
* Documentos necessários p/candidatura;
* Publicação dos resultados;
* Matriculas e documentos;
* Forma de pagamento das propinas (integral ou parcialmente);
* Datas e processos de candidatura a alojamento nos campus;
* Existências de bolsas ou de financiamento para estudantes da UE;
* ...

De qualquer maneira resolvi (depois de muitas pesquisas) fazer listas de duvidas e perguntas que tenho de colocar também à Embaixada Britânica. E para me orientar melhor, fiz uma lista de todos os afazeres (os que já tenho a certeza de precisar) em Portugal para preparar tudo. Antes de mais: 
* Refazer currículo em inglês;
* Pedir certificados de habilitações em inglês;
* Pedir cartas de recomendação de todas as coisas que já fiz na área do mestrado;
* Marcar exame IELTS e pedir o respectivo material de estudo;
* Abrir uma nova conta poupança para ir juntando mais algum do que o estritamente necessário;
* ...

Só este processo já dá pano p'ra mangas!

Enfim, próximo passo, ir a Lisbon esta semana tratar do exame de inglês necessário (no meu caso será o IELTS, mas existem mais: TOEFL, KET, PET, CAE, etc...). Sim porque, caso não saibam, para podermos estudar em Inglaterra, EUA ou Austrália, temos de nos submeter a determinados exames de inglês e ter as notas exigidas pelas escolas e universidades, para podermos frequentar o ensino no respectivo país.

De qualquer maneira, aproveito a viagem e vou à embaixada fazer uma infinidade de perguntas porque as duvidas em relação a tudo são mais que muitas. E o mais importante são os documentos que vou ter de arranjar para levar. Depois publico aqui uma lista de respostas que me forem facultadas, para ajudar a quem estiver interessado em fazer o mesmo que eu! =)

Pronto. Processo em andamento e só por isso sinto-me imensamente feliz!

Kisses!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O começo da aventura

Aqui estou eu, finalmente decidida a dar um novo rumo à minha santa (ou não) existência!

Nos últimos anos, muitas foram as vezes em que ponderei ir para o estrangeiro, mais concretamente para UK, estudar, viver, e ser feliz. Mas de ponderação essas vezes tiveram muito pouco, porque eram só ideias de uma menina estudante que todos os meses mudava de planos. Nisto, os anos foram passando, o curso foi-se fazendo e ... puf!... acabou! E desde então (já lá vão 10 meses), não faço absolutamente nada da vida! 

Nos últimos dias decidi-me (finalmente) a fazer alguma coisinha de útil e que, na verdade, nunca me saiu da ideia. Vou para UK. Está decidido. Vou para UK!!!! Vou tirar o mestrado e quem sabe, ficar por lá por muitos e longos anos!

As pesquisas são mais que muitas, o contacto com as universidades também já está feito e agora só falta escolher: University of Surrey (melhor de UK na minha área) ou Brighton University (2ª melhor) ???? Inclino-me muito mais para a 1ª mas "a ver vamos".

Já me andei a informar e preciso de fazer o exame IELTS de inglês e tirar, no mínimo, 6.5 para ser aceite em qualquer uma das duas universidades. Agora falta saber se faço cá ou se faço logo lá! Enfim ... novos desenvolvimentos serão comunicados! =)

Obrigada, desde já, a quem quiser partilhar comigo experiências e/ou opiniões.