domingo, 15 de abril de 2012

Noitinha boa =)

Hoje foi um daqueles dias inesperadamente agradáveis. Eu não disse que tinha acordado bem disposta? Sem grandes expectativas acabei por manter o mood até agora.

Dia sentada na cozinha, em frente ao computador, de conversa com a "família" cá de casa. O M., o P. e o W. (amigo brasileiro) chegaram com carne e fogareiro novo para a amostra do quintal que temos. A M. também chegou e ficou a tarde toda de cozinha comigo. E pronto. Foi animada. Contar histórias, ver facebooks de pessoas que não vemos há que séculos, falar de coisas que queriamos fazer quando chegassemos cá e entretanto tudo aconteceu diferente. Coisas que queremos fazer, que vamos fazer, que não vamos fazer ... enfim. Um mundo de coisas.

Entretanto voltámos à grande questão: vamos para Eastbourne em Setembro ou não? Eu sei que cidade à beira-mar é a minha cara, eu sei, mas não sei mesmo se hei de ir ou não. Por um lado quero ir, porque quero saber como é viver noutra cidade inglesa e porque acredito que o custo de vida é mais baixo. Mas por outro, Londres é Londres. E depois de tanto ter lutado para conseguir arranjar trabalho e viver aqui, custa um bocadinho ir embora. Enfim.


Opiniões para o futuro aceitam-se. =)


Beijinho e até amanhã!

Não é fazer dieta, é ser saudável =)

Bom dia =)



Hoje até acordei tarde (8:30) e razoavelmente bem disposta. Comi um fat-free yogurt e um mini-muffin de chocolate. LoL! Estranho eu dizer isto? Vou explicar: Ontem descobri no blog da Sofia que existe um site maravilhoso chamado Calorie Counter e que nos ajuda a começar uma dieta e/ou controlar a nossa alimentação. Eu, a viver o periodo menos saudável da minha existência, resolvi experiemntar e ver se consigo aprender a comer melhor. Propus-me a perder 1 Kg por semana até Junho, de forma a atingir o peso ideal para mim e estar preparada para os poucos dias de praia que vou ter este Verão (damn!).

Diga-se que o primeiro dia não foi propriamente um sucesso, pois ultrapassei a meta de 1600 Kcal diárias (escolhida por mim) em 270 Kcal. Mas não foi assim um desastre monumental, e serviu para perceber onde está o erro e que tipo de nutrientes e alimentos devo ingerir com maior frequência. Vamos ver no que é que isto dá! =)

Alguém quer experimentar?! Mãe? Mãe M.? Manas? Amigas? Vá, vamos lá a alinhar para sermos todas healthy girls! ;P



Beijinho e "até já"!

sábado, 14 de abril de 2012

Vidinha ...

São 8:15, aqui, em East Ham, Londres. Estou acordada há já uma hora, porque o meu despertador interior programou para essa hora e agora não consigo acordar nem um bocadinho mais tarde. É chato, mas é assim.

Para além do despertador programado no meu cérebro, também tenho as angustias e tristezas que insistem em perseguir-me e, como tal, também não me deixam dormir descansada. Mas partilhá-las aqui não me vai ajudar em nada. O mal de ter um blog público e com a identidade assumida é que as pessoas que conhecemos vão lê-lo e algumas vão fazer tipos de abordagem que às vezes incomodam. Não me incomodaria se fossem apenas opiniões escritas, mas muitas vezes não são escritas, são faladas em voz alta. E para quem prefere escrever em vez de falar (que é o meu caso), essas situações não são agradáveis. Enfim ...

Vou assim falar de outras coisas para me distrair.

Vou começar o meu novo curso no final deste mês. Confesso que estou um bocadinho nervosa e ansiosa. Por um lado quero que comece porque adoro o "tema" e porque sinto falta de estudar. Por outro lado, assusta-me um bocadinho a questão da língua (sim, ainda). Sei que já evoluí bastante mas ainda há imensas coisas que me falham. Os malditos Past Perfect e Present Perfect dão comigo em maluca. Quando tenho de falar no tempo passado engasgo-me tanto ... é frustrante. De qualquer maneira tenho esperança de que isto melhore.

Gostava de conseguir começar a estudar um bocadinho antes do curso começar, para não ir lá fazer a perfeita figurinha de quem não sabe patavina daquilo, mas não sei bem por onde começar. Não sei como me preparar para uma coisa completamente diferente do que já estudei. Mas pronto, a ver vamos. Pelo menos vou ter um diploma da University of London! =P

No trabalho tudo igual (ou não, visto que passei a trabalhar só 3 dias por semana, o que arruinou as minhas perspectivas de juntar algum dinheirinho). Ferraris para cá, Maseratis para lá, uma pasmaceira. De vez em quando lá passam uns Aston Martin, estacionam uns Bentleys, coisa simples. A minha colega M. está gravidinha e então tem sido muito mais animado porque estamos sempre a falar de como vai ser, que nome vai dar, como será a questão do casamento, etc. É um amor, ela. Polaca, morena, 23 aninhos, a 2 meses de terminar a licenciatura em Contabilidade e Finanças. =)

Aqui em casa ... avisinham-se mudanças, mas não são coisa minha, por isso não me posso pronunciar. Só posso dizer que tenho pena, mas que a vida é assim mesmo.

Não quero falar mais. Já estou a falar só por falar, para fugir às coisas que me apetecia mesmo desabafar, por isso vou voltar à cama e lutar para conseguir dormir.


Beijinho e até logo.


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Unknowing things like ... Religions

Hoje decidi que tinha obirgatoriamente de vir cá escrever um bocadinho. Não que o humor seja o melhor nem que as preocupações com outros assuntos sejam poucas (antes fossem, que as mesma já saturam, mas pronto), mas porque acho que ando a negligenciar esta parte de mim, a única capaz de reter e registar todos os meus momentos vividos por aqui. Por isso ... aqui estou eu.

Os papás estiveram cá mais uma amiga da mamã, e passámos uns óptimos 5 dias! =D As saudades eram tantas que 5 dias não foram suficientes, mas foram muito muito bons e bem aproveitados. Por um lado fiquei com aquela vontadezinha de ir embora com eles, e as lágrimazinhas depois de ver o autocarro deles partir em direcção ao aeroporto também não ajudaram. Mas por outro lado, percebi que é bom morar aqui, morar longe e estar a viver "a aventura" que nem todos têm a oportunidade de viver. Enfim ... a vida por cá continuará =)

Bono Vox @  Coexistence 

Tenho andando a debater-me com muitas questões, umas mais pessoais e angustiantes, outras mais socio-culturais e intrigantes. O pior é que percebi que cheguei ao derradeiro limite da minha deliberada ignorância em relação à religião (oh Deus, e que ignorante que eu sou, que me acho crente só porque sei que estás aí em cima, algures no céu a olhar por todos nós...). Aqui, feliz ou infelizmente (não tenho bem a certeza), a religião importa (e de que maneira!).

Vou pedir desculpa, DESDE JÁ, por alguma ignorância da minha parte relativamente ao assunto que se segue. E também informo que não tenho nada contra ninguém, sou apenas uma pessoa curiosa no que respeita a diferentes culturas. Ok?! Não pretendo ofender nem desrespeitar ninguém, só quero partilhar as coisas confusas com que me tenho deparado.

Desde que cá vim pela primeira vez, fiquei bastante consciente da mistura de raças que coabita nesta cidade. Costumo até dizer que Londres não é Inglaterra, é uma amostra do mundo. Mas a verdade é que falar e/ou pensar em raças nada tem a ver com religiões (ou pelo menos fica muito aquém da verdadeira questão). Eu sabia que vinha morar para um lugar colorido, no que respeita à cor da pele. Na verdade vinha bastante preparada para encontrar árabes, asiáticos, europeus, africanos, sul-americanos. Mas a experiência tem sido muito mais reveladora que isso. Acabei por descobrir que mais importante do que a cor da pele e a língua que cada pessoal fala, é a crença religiosa e a "obediência" para com os "mandamentos" das mesmas.

Aqui pessoas de várias etnias diferentes são praticantes das mesmas religiões e têm determinados comportamentos impostos por essas mesmas religiões. Aqui tanto sem vêem mulheres árabes de burcas com um único pequeno rectângulo nos olhos, como se vêem mulheres brancas e de olhos azuis vestidas dessa mesma maneira (entenda-se que não ando para aí a tirar-lhes o véu para descobrir qual é a cor/raça delas, mas consegue perceber-se muito bem através da minúscula abertura por onde os olhos espreitam). Outra coisa bastante comum é ver brancas, árabes e negras usarem turbantes (será que nas mulheres também se chamam assim?) a cobrirem-lhes toda a cabeça, deixando apenas a cara de fora. É proibido mostrarem o cabelo. No entanto, apesar de perceber-se que se trata do mesmo tipo de religião, percebe-se que há algumas diferenças, porque umas usam apenas o tecido à volta da cabeça enquanto outras têm claramente algum objecto escondido por dentro do "turbante" de forma a criar volume na parte de trás/cima. Enfim. Até aqui tudo muito bem. O pior da minha ignorância, para mim, começa agora: os judeus.

Primeira questão: alguém me explica exactamente o que são os Judeus?!
Ok, já percebi que são Judeus e não há outra forma de explicar.Está na História e blá blá blá. Mas na minha terra (a minha santa Tuga), nós não somos confrontados com este tipo de diferenciação. Lá vou eu ignorantemente dizer que não faço ideia se em Portugal existem Judeus ou não (aqui é deveras importante saber, visto que passam a vida a perguntar-me isso). Devem existir, como qualquer pessoas de qualquer crenças em qualquer parte do mundo. Mas para mim Judeus eram como Católicos, Anglicanos, Ortodoxos, Muçulmanos, Hindus, praticantes de Santerias, whatever. Eram simplesmente pessoas normais com uma crença religiosa à escolha deles. Só que na verdade tenho presenciado situações e reacções surpreendentes que me levam a questionar se ainda os posso considerar assim, comuns mortais como eu e vocês.

Óbvio que como em tudo o resto, existem casos neutros ou tolerantes e existem casos extremistas. Mas há aqui qualquer coisa que me escapa, pah ... porquê a diferença? Primeiro há a questão do excesso de exibicionismo. Não sei se se deve ao facto de eu trabalhar numa zona maioritariamente Judaica, mas vejo constantemente situação de exibicionismo puro, como passear os Ferraris na mesma rua, vezes sem conta, para verem qual dos Ferraris atrai mais olhares e atenção. E até aqui tudo bem, são pessoas que se vestem normalmente e que simplesmente gostam de mostrar ao mundo as posses que têm (não são muito diferentes de alguns seres irritantes que conheço e nada têm a ver com a ... cultura?). Sempre ouvi dizer que os Judeus foram um povo muito massacrado e escravizado no Passado, logo até é natural que tenham aquela tendência de querer mostrar ao mundo que apesar de tudo isso vivem bem e se calhar até melhor que certos povos que os escravizaram.


Outra coisa bem diferente é ver os Judeus extremistas (designação dada pelas minhas colegas de trabalho e sobre a qual nada posso dizer pois não tenho conhecimento), com as cabeças rapadas e os fiapos de cabelo caídos ao lado das orelhas, os chapéus pretos ou aquelas pequenas toucas na parte de trás da cabeça, ou ainda as mulheres que nunca na vida podem usar calças ou calções e apenas lhes é permitido usar saias pretas ou azul-escuras por baixo do joelho e sempre (repito, sempre!) com collants nas pernas. Também não podem mostrar os cotovelos nem pele abaixo do pescoço. Pior ainda é que não se misturam com outras pessoas, outras raças, outras crenças religiosas. Não se misturam sequer com pessoas que não praticam qualquer tipo de religião, e muitos são desagradáveis e/ou arrogantes para com aqueles com quem são obrigados a ligar no dia-a-dia.

Será que é só para mim que é estranho este tipo de culturas impressionar-ME mais do que burcas?! Once again, não me interpretem mal, mas sinto-me perdida no meio dos meus pensamentos e dos factos que me são apresentados todos os dias. Eu juro que me estou a tentar manter indiferente e imparcial, apesar de toda a pressão psicológica a que estou exposta no trabalho. Eu sei que lá não fazem por mal, mas as pessoas parecem simplesmente não gostar dos Judeus e eu só queria perceber o porquê. Para mim continuamos todos iguais a partir do momento em que todos temos corpos de forma humana. Todos temos pernas, braços, tronco, cabeça, o mesmo tipo de doenças, o mesmo tipo de necessidades e características biológicas, e todos respiramos o mesmo ar. Como tal, eu sou imparcial. Aliás, informo já que odeio Nazis e sinto raiva do que fizeram no passado a um povo que tanto interesse me desperta. Da mesma maneira que odeio cada opressor que existe ou existiu no mundo.

Enfim, acho que escrevi muito e sobre temas muito muito complicados/polémicos. Sei bem quando ponho os pés em solo instável, e sinto que desta vez o terreno que piso não é o mais seguro. De qualquer maneira, vejo-me como uma criança neste assunto, pois não sei muito sobre nada disto e o pouco que possa saber provavelmente chegou-me distorcido ou alterado.

Vou é dedicar-me aos meus tarecos e problemas. Obrigada por me deixarem desabafar com vocês =)


Beijinho e até já!

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Not 100% happy but not sad =)

Não sei porque é que não me tem apetecido vir cá escrever. Acho que comecei a comecei a ficar farta de escrever sempre coisas tristes. Então hoje aproveitei que até estou bem disposta e vim até aqui dar novidades (que na verdade não são nenhumas, mas pronto).

Por aqui tudo na mesma: Casa-Trabalho, Trabalho-Casa. Ando a trabalhar que nem cão e o que ganho é muuuuito muuuuito pouco, mas pelo menos "é"! O D. também tem andado ocupado com os 2 jobs que arranjou, e apesar de muito instáveis, sempre vão sendo bons para ganhar £, melhorar o Inglês e andar ocupado. O mais chato é que há dias em que não nos vemos, a não ser quando um está a dormir e o outro acorda ou se vai deitar. Eu saio as 8:45 da manhã e chego as 17:30 a casa. Ele sai as 16h e às vezes só chega à 01h. A bit annoying but that's okey. Pelo menos estamos os 2 a trabalhar. =)

De resto ... a minha Lady Carol foi passar uns diazitos a casa, em Alicante, e só volta dia 18 (que saudades e que falta ela me faz). E a C., a portuguesa que também conheci no curso de inglês, decidiu voltar para a Tuga. Vai na 3ª feira. Pelo menos já vai com entrevistas marcadas em hotéis. Fico feliz por ela =) Claro que por um lado também sinto aquele bichinho a dizer "também devias ir", mas por outro sinto que o meu lugar agora é aqui, pelo menos por enquanto. Pelo menos até ao Verão.

Anyway, os pais estão quase a chegar! =D Chegam 6ª feira, mais a amiga da mãe, a L., que teve a amabilidade de lhes dar umas aulinhas de english. Não sei vão ter uns dias propriamente turísticos mas pelo menos vão ver alguns sítios bem giros e nada crowded. =) Ainda pedi para trocar dias e ficar com o Sábado (que não é um dia normal de trabalho para mim, e sim uma substituição para férias de outra pessoa) e a 3ª para poder aproveitar tempinho com eles e levá-los ao bus quando forem embora, mas a manager não foi propriamente simpática e disse logo "só te dou um dia e é se alguém não se importar de o fazer por ti!", logo fiquei a arder. Mas como eu sou nova e preciso da miséria que me pagam, eles sabem que me podem obrigar a trabalhar os dias que forem precisos, pois não estou em posição de dizer um belo e redondo "não!". De qualquer forma, deu-me a 3ª para poder fazer maldade a outra menina e obrigou-me a ficar com o Sábado. Cá nos arranjaremos =)

E é isso, por agora. Beijo enorme e até já! *