sábado, 10 de março de 2012

Job(s)!

Há duas semanas que não escrevo aqui. Tenho tido dias muito cheios e ocupados e a paciência para vir até aqui, não tem sido muita, confesso. De qualquer maneria, cá estou eu para actualizar as novidades.

Antes de mais: encontrei trabalho! =D

Pronto, OK, não é nada de especial, mas pelo menos não estou a trabalhar num bloody restaurant a servir às mesas ou coisa do género, que tanto detesto. Having said that, também confesso que o meu actual trabalho numa loja não é muito melhor, mas para mim é mais agradável porque adoro o que vendo: Shoes!


Regal Shoe Shop, na mágnifica area de St. John's Wood, em plena High Street. É tão agradável! Gosto imenso. É uma loja muito chic (e por chic entenda-se very expensive) e com imensas clientes que pertencem à Elite Londrina. O preços variam dos £60 aos £900 (por peça ou par). Mas o que há de £60 é muito pouco ... lol. Como tal, não me devem ver a usuar produtos na loja onde trabalho tão cedo. x) Mas é muito agradável trabalhar lá. As colegas são todas simpáticas, ajudam-me no que não sei, puxam por mim. E o melhor é que não são mesquinhas e isso é óptimo! O patrão, Mr. Mohamed, é muito simpático e educado; a Manager, Ms. Gulri (não tenho bem a certeza se é assim que se escreve), é simpática e muito exigente. Por vezes chega a confundir-se a exigencia dela com implicância ou severidade, mas na verdade é só exigência mesmo. Eles são Persas (para quem não sabe, Iranianos) e são muito trabalhadores. Gostam de coisas caras, elegantes e com qualidade. Na verdade gostam ainda mais de mostrar quem são, o que têm e onde chegaram com este negócio. Anyway, o que interessa é que eu gosto muito deles.

Agora digo eu ... alguma vez me imaginei a trabalhar para árabes?! Não, nunca. Nunca tive nada contra a raça mas a verdade é que a religião e a devoção à mesma sempre me assustaram um bocadinho. De qualquer maneira, nem sequer noto a diferença de cultura entre nós e eles são bem melhores enquanto chefias do que muitos Tugas e/ou Ocidentais.

Actually, foi uma história engraçada, esta. A primeira vez que fui à loja para fazer a entrevista foi no final de Janeiro, tinha eu acabado de chegar a Londres. Na altura não pude ficar com o trabalho porque eles queriam que eu trabalhasse das 10h às 18h, 3 ou 4 dias por semana, e eu tinha o curso de Inglês todas as manhãs. Saí de lá muito chorosa, liguei à mãe que não atendeu (e ainda bem mamã porque ias ouvir-me chorar e não ia ser nada bom) e o D. estava a trabalhar, por isso fui sentar-me no meu querido Starbucks a beber um Caramel Macchiato e uns biscoitos de Gengibre para tentar afastar a tristeza. Imaginem o meu espanto quando, 1 mês depois, vejo 3 chamadas não atendidas e ao ligar de volta oiço: "Hi Erika! I'm Gurli from Regal Shop. Have you found a job already or you still looking?!". Naquele momento a minha adernalina disparou, como seria de esperar. E do telefonema passamos ao trial, que passou a training e acabou em contrato. =)

Na verdade, eu acho que ela me escolheu no preciso momento em que entrei na loja pela primeira vez. Talvez por ser parecida com eles (sim, eu sei que pareço árabe. Até já falaram comigo em Iraniano a pensar que eu era uma deles, logo já me habituei), talvez por ter alguma (muita) experiência em Costumer Service, ou talvez por eu ter um nível de inglês muito bom para quem só chegou cá em Janeiro. De qualquer maneira, eu sinto que ela me escolheu logo na 1ª vez que me viu. Senão, porque teria ela esperado 1 mês inteiro por mim?!

Enfim. Agora há 2 semanas que vendo expensive shoes e como a lot of chocolate. É a minha vida =) Não pensem que estou a reclamar, não é uma vida má de todo. Só não é bem o que esperava, mas é o primeiro passo. Neste momento continuo a morrer de saudades de casa e dos meus "importantes" mas não sinto a mesma vontade de voltar para casa que há umas semanas. Quero ficar aqui e tentar habituar-me a isto que tenho. Quero ver até onde isto vai dar, até onde consigo ir. Se correr mal, volto para casa sabendo que tentei. Se correr bem, dou o próximo passo e vejo onde isso me leva.

O D. também já começou a trabalha! Finalmente. Nem imaginam o alívio. Nesta casa já todos os Tugas trabalham e isso é muito bom para todos nós. Quem ajudou o D. a arranjar este trabalho foi o A., de Tavira também. Agora o menino trabalha como Kitchen Porter (copeiro/assistente de cozinha) e vai aprendendo aos poucos a integrar-se neste mundo de gente que fala uma lingua diferente. Quem sabe se depois de Kitchen Porter ele não ganha o gosto às cozinhas e segue uma carreira no ramo? ;)

Pronto, hoje vou parar por aqui senão nunca mais me calo. Vou só deixar o nome de umas agências que podem ser úteis a quem quiser vir para cá ou já cá esteja mas ainda não tenha tido sorte. Qualquer coisa, estou aqui =)

English Studio (para tirarem cursos de inglês, todos os niveis) - É bem melhores tratarem vocês mesmo do curso directamente com a escola do que com agentes. Vejam os preços, vejam os horários e entrem em contacto com eles. Garanto que vale a pena e que precisa mesmo não vai encontrar escola melhor e com tão bons preços.

Lucy Hall Agency (agência de staff para eventos) - É muito organizada e têm um sistema muito bom. Inscrevemo-nos, vamos à entrevista, dão-nos uma aula de training e atribuem-nos uma password com a qula podemos aceder ao portal deles. Lá encontramos os trabalhos disponiveis diáriamente e só temos de nos inscrever para ir trabalhar. É muito bom e dá para conciliar com outro trabalho, pois somos nós quem escolhe quando queremos trabalhar. Eu já tenho a minha password, agora é só ver os meus horários e começar.

Chester Boyd or CH & Co. (Caterer Agency) - Possuem várias salas e salões para eventos, em diferentes locais. É nesta onde o D. está a trabalhar e tanto ele como o A. recomendam.

Admiral Group (Agência de recrutamento) - Não conheço muito bem, mas também me recomedaram.

Off To Work (Staff para Hotelaria) - Já estive nos escritórios e foram super acessíveis. No entanto o trabalho com eles não se proporcionou porque entretanto me safei por outro lado. Mas é uma boa hipotese, parece-me.

Espero que seja útil.



Beijinho a todos e até breve!


PS: vi as notícias de que os Portugueses andam a passar fome e a dormir na rua, aqui em Londres, mas informo-vos que nós não temos grande conhecimento sobre isso. Nunca vi nem ouvi falar disso aqui, logo se está a acontecer muitos de nós não se aperceberamainda. Se conhecem alguém que precise de arranjar trabalho, passem-lhes estas informações das agências.


1 comentário:

  1. Minha babe, fico tão feliz por saber que está a correr tudo minimamente bem por aí. Digo-te já que muita mulheres gostaria de trabalhar numa loja de sapatinho hihihihihi Boa sorte para tudo e obrigado pelas tuas palavras. Beijinhos bem fortes*

    ResponderEliminar