sexta-feira, 16 de março de 2012

Projetos ... será que é possível?

Ora, como estou fechada em casa a curar a bela da gripe, claro está que a minha cabecinha não pára, nem por um segundo, de funcionar em prol do meu futuro.
Resolvi começar a esboçar o (ou um dos) meu pequeno projecto. Acho que já tinha falado dele anteriormente Aqui. Sem adiantar muito, o esboço anda à volta do desenvolvimento sustentável turistico-cultural. Mas para além das normais duvidas e questões estruturais com que me deparo, tenho algumas outras questões que resolvi colocar-vos aqui, para ver o que têm para me dizer.
Ok, eu sei que o país está em crise agora e que neste momento nenhuma empresa tem grande futuro, mas eu também não estou aí agora por isso essa parte não me interessa. É sobre "daqui a um tempo", quando tudo começar a andar para a frente outra vez, que me interessa saber. Então aqui vai:

  • Até que ponto criar um negócio é mais rentável que trabalhar por conta de outrem?
  • Será possível reúnir o lazer com a sustentabilidade, sem prejudicar as populações economicamente e de forma a ser lucrativo?
  • Será que criar um bom plano, bem estruturado e previamente preparado para responder a quaisquer questões vai ajudar a evitar excesso de burocracias?
  • Até que ponto as burocracias podem impedir algo de nascer?
  • Até que ponto este tipo de projectos tem viabilidades?
  • (E agora a mais estranha de todas) É possível criar uma empresa do género Público-Privada ou Semi-municipal, ou seja, em parceria com um Município ou um Região? 
Eu sei que pode parecer um pouco ingénuo da minha parte fazer algumas destas perguntas (que se revelaram bem menos do que tinha em mente, mas as questões não se formaram como deviam) mas nunca antes tinha encarado a hipótese com tanta seriedade e, não fugindo ao normal em mim, tenho sempre dúvidas infantis e existenciais. =X

Enfim. Espero por opiniões vossas. =)


Até já!

6 comentários:

  1. Se queres criar um negócio, tem de ser algo inovador, que faça falta, que marque pela diferença. A minha irmã abriu o negócio dela há 5 meses e tem corrido bastante bem, mesmo em tempos de crise.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óptimo saber que um negócio que começou em tempo de crise está a correr bem. É esse tipo de empreendedorismo que faz falta.
      Eu ainda estou a estruturar as ideias. Quero ficar por aqui mais uns tempos e estudar na área que quero realmente trabalhar. Mas pelo caminho preciso de começar a organizar as ideias e estruturar o projecto. Quem sabe se não me será útil no curso aqui? E quem sabe se não arranjo logo investidores no estrangeiro?
      Enfim. A ver vamos. Muito obrigada pela dica. =)

      Eliminar
  2. Allo!!!
    Espero que esteja tudo bem por aí. Olha na minha opinião não é possivél responder a essas questões sem que expliques melhor qual o objectivo e conceito, ou seja, que tipo de serviços estás a pensar prestar para implementar esse projecto de Desenvovimento Sustentávél turistico-cultural.

    ResponderEliminar
  3. Olá meu querido! Antes de mais, muitas saudades! =)

    Ora quanto ao conceito/objectivo penso que ainda é cedo pra partilhar, pelo menos publicamente. Quero sem dúvida concertar algumas falhas graves que o nosso Algarve tem (especialmente o Sotavento) em termos de lazer. Claro está que quero introduzir o turismo no projecto, mas para mim o principal seria cimentar as tradições e a cultura do local de forma a que, com essa mesma cultura, o turismo ganhasse uma nova face para além do habitual "Sol e Praia".

    A bit confusing, right? Pois, eu sei. Mas é das tais coisas, ainda não está nada definido e há muitas coisas que tenho de saber e aprender primeiro. Mas tu, que me conheces, sabes que eu sou menina de backstage e que a organização e planeamento são os meus pontos fortes. E até ter a certeza de que sei fazer as coisas, não andarei para a frente.

    De qualquer maneira, serás sem duvida uma das pessoas com quem falarei (sem duvida nenhuma) em breve sobre isto. Mas não pelo blog =)

    Beijinho grande!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a S*, tem mesmo de ser algo diferente, e inovador! E tambem, conheco pessoas que abriram negocios, nesta fase de "crise", e está tudo a correr bem... Nesta altura,se o projecto for bem formulado, de modo a pensar em qto tempo revertr o dinheiro investido, se for algo diferente, pode sim, resultar! ;)

    (ahh e quero saber tudo, qual é a loja onde trabalhas?? :D)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a ideia que tenho é que os negócios realmente bons nascem em tempos de crise, e fico muito satisfeita por saber que há vários a correrem bem em Portugal, agora =) Mas o meu ainda é só um esboço, está só a começar. Ainda tenho pelo menos um aninho pela frente antes de voltar a Portugal e pô-lo em prática. Mas quando voltar, quero levá-lo pronto e entrar em acção no dia em que chegar aí! =P

      Olha, a lojinha onde trabalho fica em St. John's Wood (Londres), na High Street. É um pecado! Mas vou arranjar umas fotos das malitas (carteiras) e ponho aqui para veres. Quem sabe se não encontras por aí mais em conta? =P

      Beijinho e obrigada, Pimpinela!

      Eliminar